Recuperação muscular para atleta

Todo atleta busca melhora de rendimento e boas condições para se manter na alta performance. Procuram os melhores treinadores, não medem esforços para evoluírem em suas habilidades, porém, quando o assunto é recuperação muscular ,é comum vermos o estranhamento acontecer. Dúvidas com relação ao assunto são muito recorrentes e hoje vamos tentar esclarecer as mais frequentes.

Pode parecer intrigante, mas os ganhos de massa muscular não ocorrem durante a prática das atividades físicas, mas, sim, quando elas terminam. A explicação é simples: os exercícios provocam microlesões nas fibras musculares, que precisam ser restauradas para promover o tão desejado crescimento dos músculos. O momento de maior síntese protéica é logo após o fim do treino.

Mas não pense que esse repouso é indicado apenas para a galera da musculação — que foca na hipertrofia muscular. Ele também é recomendado para quem tem outros objetivos, uma vez que o processo de regeneração evita possíveis lesões, ajuda na boa performance no treino seguinte e minimiza a fadiga e as dores.

Além disso, a combinação nutrição e exercício físico pode melhorar a capacidade de rendimento do organismo, reduzir a fadiga, permitindo que o atleta treine durante mais tempo ou que se recupere melhor entre os treinos

As evidências científicas atuais incentivam a prática de exercícios físicos e a adoção de uma alimentação equilibrada, que forneça os nutrientes necessários à manutenção, restauração e crescimento dos tecidos. A dieta para um esportista é semelhante em qualidade a de um adulto saudável podendo variar principalmente na quantidade de energia e de fluídos. E dependendo do tipo e duração do exercício, tempo de recuperação, preferência dietética entre outros fatores a escolha da dieta é fundamental podendo interferir até mesmo no resultado de uma competição atlética, na qual a nutrição pode fazer a diferença entre ganhar e perde

Uma bela noite de sono também contribui muito para a recuperação muscular. Durante o sono, ocorre a secreção do hormônio HGH (Hormônio do Crescimento), que estimula o crescimento e a recuperação muscular, a construção óssea e a queima de gordura, auxiliando na recuperação de treinos fortes e melhorando a resposta fisiológica. Estudos mostram que quando um indivíduo não dorme adequadamente, a produção desse hormônio diminui.

Sobre a suplementação, é de fundamental importância o auxílio de um bom profissional da área. Nem “tudo é para todo mundo e nem todo mundo precisa de tudo!”. Conhecer a modalidade praticada, o tempo diário de atividade executada e as habilidades que precisam ser lapidadas é IMPRESCINDÍVEL! Cada atleta tem suas particularidades e isso não pode ser banalizado.

assine nossa newsletter