Uma alimentação adequada pode aumentar suas chances de engravidar

compartilhe

Quando pensamos na formação de um novo ser, lembramos logo da síntese do DNA e a alimentação exerce um papel fundamental nessa síntese e na saúde reprodutiva como um todo.

Antes mesmo de se cogitar a fertilização, a nutrição pode ser uma aliada com o objetivo de otimizar os resultados da fertilização. A inserção de hábitos alimentares mais saudáveis e o uso de estratégias como as dietas anti-inflamatórias e a suplementação de vitaminas e minerais essenciais favorecem todo o desenvolvimento embrionário de forma saudável, além de contribuírem para melhora na qualidade do oócito e do espermatozoide e para a nidação.

As vitaminas A e C e outros antioxidantes podem ajudar a proteger o óvulo e os espermatozoides dos danos causados por químicos e poluentes. O estresse oxidativo está na base das disfunções relacionadas à infertilidade, assim com a melhora na função mitocondrial e o aumento na produção energética celular exercem um  impacto positivo numa provável gestação. É importante observar também que os baixos níveis de zinco podem afetar a  fertilidade feminina e masculina, enquanto os níveis de ácido fólico precisam estar elevados para ajudar a prevenir doenças congênitas.

Existem muitas causas para a infertilidade. Além das causas originárias dos indivíduos, podem acontecer ainda as incompatibilidades geradas pelas combinações. Algumas das causas mais comuns para a infertilidade estão a endocrinopatia (doenças que afetam o sistema endócrino), a síndrome do ovário policístico (SOP), endometriose, envelhecimento ovariano, fatores tubários, miomas, disbiose vaginal, endometriomas (endometrite ou endométrio fino), fatores hormonais, doença celíaca, problemas tireoidianos, obesidade, toxinas ambientais e deficiência de macro e micronutrientes. A boa notícia é que a maioria destes distúrbios ou doenças causadoras da infertilidade tem a nutrição como aliada para seu tratamento.

Pensando em todos os benefícios que a nutrição pode trazer para os casais que estão se preparando para uma gravidez natural ou para uma reprodução assistida, o ideal é que estejam com hábitos alimentares saudáveis e bem nutridos para aumentem as chances de sucesso na gestação.

assine nossa newsletter