5 dicas para manter uma rotina saudável na quarentena

A pandemia do Coronavírus (Covid-19) chegou ao Brasil no início de março a afetou a rotina de milhares de brasileiros. Além de seguir todas as recomendações de higiene, o Ministério da Saúde e a OMS recomendam que, para reduzir a curva de contágio da doença, os cidadãos adotem o isolamento social.

A medida foi adotada por grande parte da população, que agora tem uma nova rotina, com trabalho em casa e a limitação de saídas para as ruas e ambientes com grande aglomeração de pessoas, como academias, shoppings e restaurantes. A partir disso, surge um desafio: como lidar com todas as mudanças que essa atitude trouxe para nossas vidas? Listamos algumas dicas essenciais para manter seu corpo saudável e evitar o contágio durante a quarentena:

  1. Fique em casa e siga as recomendações das autoridades médicas.
    Evite sair de casa, mesmo que para fazer compras. Higienize as mãos frequentemente com água e sabão, e quando não houver disponibilidade, escolha o álcool em gel com 70% de concentração. Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e nariz e lave as mãos o antebraço. Para idosos e portadores de doenças autoimunes ou com sistema imunológico comprometido, os cuidados devem ser redobrados.
  2. Cuide da sua mente.
    Tente estabelecer uma rotina de horários e criar uma rotina de trabalho em casa, com horários para acordar, dormir, fazer suas refeições, iniciar e terminar o dia de trabalho se divertir, e para dormir. Utilize recursos tecnológicos, como as videochamadas e aplicativos de conversa, para se conectar com as pessoas que você ama.
    Evite o excesso de informações e não hesite em pedir ajuda, se precisar. Muitos psicólogos e outros profissionais capacitados estão realizando atendimentos online e podem te ajudar a superar este momento de isolamento.
  3. Exercite seu corpo.
    A impossibilidade de frequentar uma academia não precisa ser uma desculpa para deixar de praticar atividades físicas nesse período. Use e abuse dos aplicativos com aulas de exercícios, meditações guiadas, alongamentos e treinos que podem ser feitos em qualquer lugar da sua casa.
  4. Durma bem.
    A ansiedade e o excesso de informações podem afetar seu sono, que é fundamental para o fortalecimento do seu sistema imunológico e portanto, essencial para te proteger da doença. Tente manter uma rotina, com horários estabelecidos para acordar e dormir, com pelo menos 7 horas de sono por noite.
  5. Mantenha a atenção à sua alimentação.
    Nesse período de isolamento, a ansiedade, o maior tempo em casa podem desencadear mudanças negativas para sua rotina alimentar, como compulsões alimentares, aumento no consumo de alimentos ultra processados ou hipercalóricos.
    Durante a quarentena, tente manter sua alimentação o mais natural possível. Beba muita água, opte por vegetais e carnes frescas, evite alimentos processados e atente-se ao excesso de consumo de bebidas alcóolicas, que pode ser prejudicial à sua imunidade.Se precisar de alguma orientação profissional, clique aqui e entre em contato com a gente para agendar uma consulta online.

assine nossa newsletter